Aula presencial x Aula online

A atual situação mundial fez com que muitas áreas de trabalho migrassem para o ambiente digital. Não foi diferente com as aulas de dança, e muitos profissionais da área foram obrigados a se aventurar por esse tema para seguir trabalhando. Não se pode dizer que a aula online é melhor ou pior, ela é apenas diferente das aulas de dança que estávamos acostumados a fazer.

Mas afinal, quais são as diferenças entre as aulas virtuais e as presenciais?

Enquanto na aula presencial compartilhamos um mesmo ambiente com amigos, companheiros e até desconhecidos, presenças que nos contagiam e dão a força do coletivo para dançar e superar os desafios, na aula online a interação é menor, pois estamos cada um em sua casa e vemos nossos companheiros por uma tela. O lado positivo é que reduzimos o tempo de deslocamento de nossas casas até o estúdio de dança, sem precisar muita antecedência para se organizar ou gastar com passagens e gasolina. Além disso, para os mais tímidos, é um espaço seguro para não se sentir observado ou se comparar com os demais colegas.

Nas aulas presenciais a correção acontece sob o olhar do professor, que dá dicas e até usa o toque como ferramenta para o aluno compreender o movimento. No ambiente virtual, o aluno pode trocar mensagens e vídeos com o professor, que vai dar dicas para o aluno aprimorar e corrigir sua prática. Além disso, as aulas gravadas possibilitam repetir a aula e sanar dúvidas, sem contar que, caso você perca a aula ela estará disponível para você fazer em outro momento, o que seria impossível nas aulas presenciais.

A aula presencial permite que haja maiores deslocamentos espaciais, sapateados mais intensos e mais conteúdo ao longo de uma aula. Na virtual, devido as limitações do ambiente doméstico, como falta de isolamento acústico, piso apropriado e espaço, a aula foca mais em movimentos com menos deslocamentos, sequencias coreográficas curtas e sapateados menos complexos e menos intensos, mas nem por isso menos importantes para o desenvolvimento na prática do flamenco.

As aulas online permitem que não haja barreiras geográficas para o estudo e a prática do flamenco, possibilitando que façamos aulas com professores de todo o Brasil e do Mundo sem precisar sair de casa. Há um monte de opções pagas e gratuitas. Além disso, o estudo individual é tão importante quanto o em grupo para o desenvolvimento do bailarino. Isso porque a prática solitária força mais a nossa memória e a nossa consciência corporal/espacial.

Imprescindível falar também sobre os benefícios corporais/mentais que a prática de dança nos traz, principalmente nesse período em que estamos mais tempo dentro de casa, com menos atividades físicas e mais preocupações que toda essa situação nos apresenta.

Acredito que o ambiente virtual de aulas de dança, e de dança flamenca, veio para ficar, ampliando o acesso temporal e geográfico aos interessados em estudar e evoluir nessa linguagem.


Você já experimentou fazer aulas de flamenco online? Em agosto começa o segundo semestre da sala Baila! e você pode aproveitar para começar ou dar continuidade à sua prática!

Ah! E se a grana estiver curta, pode aproveitar o conteúdo gratuito do nosso canal do YouTube, onde tem vários exercícios para você praticar!

Até a próxima!

Ivna

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades sobre o abanico

Inspirações para Todo es de Color!

Programação de Verão 2024