Dentro e fora

Em 17 de março as aulas presenciais da sala Baila! foram suspensas e desde então temos trabalhado virtualmente. São treinos técnicos e montagens coreográficas feitas através das telas usando ferramentas como o Whatsapp, o Youtube e o Zoom.
Mas porque não usar essas ferramentas para gerar processos criativos e construir propostas artísticas?
Foi com essa ideia, e com o intuito de também falar sobre as sensações despertadas durante esse período de isolamento, que criamos colaborativamente o vídeo dança Dentro e fora.
O nosso mote inicial foi filmar nossas mãos fazendo os floreos característicos da linguagem corporal da dança flamenca, cada um em sua casa.
A seguir, a Maria Fernanda criou um poema que ia mais a fundo nas sensações e no desejo de sair e encontrar o outro. Depois o Farley de Souza fez a edição e montagem e pronto, aí estava nosso vídeo!

Confira o poema da Maria Fernanda e o resultado final:

Dentro e fora 
(por Maria Fernanda Brito Araújo)
O silêncio lá fora é barulho que sussurra assombrado, fazendo do tempo a dor de esperar à janela a visita que não vai chegar.  
A ausência dos afetos, dos encontros, dos olhares é presença ardendo no peito, é voz ecoando o medo. 
Aqui dentro, invento a dança festejando o abraço, o fim, o recomeço. Desenho as linhas da esperança, dentro e fora. 
Enquanto a angústia castiga o desejo de alcançar, a alma imagina a mão que toca e o corpo que anseia vivendo a vida sem medo da morte. 
Dentro e fora... Deixo a fé passar pela ferida entreaberta como aquele raio de sol que a gente busca pela fresta. 
Há um sopro de coragem que dia e noite diz que tudo isso há de ter fim. 
Até lá, ensaio refazer os laços, reviver os sonhos, derrubar os muros. 
Dentro e fora...


SINOPSE
Cada um na sua casa, se comunicando virtualmente para a criação de um vídeo colaborativo, que fala um pouco dos afetos despertados no momento atual. O desejo do encontro e do toque, atos necessariamente suspensos no agora, são traduzidos pelas mãos solitárias que floreiam os espaços íntimos.

FICHA TÉCNICA
Realização: sala Baila! Edição e roteiro: Farley de Souza Texto: Maria Fernanda Araújo Voz: Ivna Messina Vídeos e performances: Angela Rodrigues, Farley de Souza, Ivna Messina, Luana D'avila e Maria Fernanda Araújo
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades sobre o abanico

Inspirações para Todo es de Color!

Programação de Verão 2024