O que temos feito por aqui

 Olá!

Essa semana a matriz de risco da Grande Vitória mudou de risco extremo para risco alto. Isso significa que ainda precisamos seguir com as aulas online. Mas também que provavelmente em breve estaremos em risco médio, o que possibilitará nosso encontro presencial, mesmo que com as restrições como distanciamento e uso de máscaras.

Enquanto isso te conto o que temos feito por aqui nas nossas aulas online:

As turmas de iniciante estão aprendendo Sevillanas, esse estilo de música e dança que é originário da província de Sevilha e tema oficial das famosas "Ferias de Abril", quando as cidades da Andaluzia promovem festas que, além de marcar a chegada da primavera, as pessoas usam roupas de flamenca, bebem, brincam e claro, dançam sevillanas. É uma dança social, e é praticada em duplas ou grupos. Dá só uma olhada:

Vídeo promocional da Feria de Sevilla 2018.

Na turma do iniciante 2, que é para aquelas pessoas que já tem alguma experiência em flamenco ou em outras danças, o tema é Fandangos de Huelva. Existe uma enorme variedade de Fandangos por toda a Espanha, e acredita-se que ele é responsável pelo surgimento de diversos estilos flamencos. É um ritmo original do folclore espanhol e por isso nem todos eles se apresentam com uma forma, digamos, "flamenca". Os Fandangos de Huelva sim, apresentam tais características e por isso são dançados dentro de uma estrutura reconhecida como flamenca. Assista um baile flamenco por Fandangos de Huelva:

Vídeo de encerramento de ano da Escola de Flamenco Lucía Guarnido (Granada, Espanha).

nossa turma do nível intermediário está esse ano mergulhando em águas mais profundas e estudando o estilo Caña. A Caña é um dos estilos nascidos bem no início do Flamenco (por volta de 1800), por isso sua grande importância. Faz parte da família das Soleares e tem caráter solene. Seu compasso é misto e de 12 tempos e é reconhecido pelos seus caracteríticos "Is", cantados repetidamente no início e no final das letras. Conheça:

Vídeo educativo do projeto Pulpitarrita con Passaporte Flamenco.


E finalmente chegamos na turma do avançado, que este ano está tendo o desafio de bailar por Soleá. Esse estilo é reconhecido como o cerne do flamenco, por conter todos os aspectos que identificam essa arte: compasso misto de 12 tempos, força, delicadeza, características melódicas. Durante nossa quarentena estamos realizando aulas teóricas, para conhecer a história, geografia e estrutura desse estilo, além de estudarmos a música da coreografia, reconhecendo cada etapa e duração. Veja um baile por soleá:

A bailaora espanhola Belén Lopez dançando Soleá no restaurante Corral de la Moreria.


Gostou de saber o que andamos fazendo? Esperamos que em breve possamos retomar as atividades presencias, mas esse período em casa está sendo totalmente dançado!

E se quiser começar ou voltar a dançar, entre em contato com a gente, será um prazer ter você conosco!
Vamos! Olé!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Curiosidades sobre o abanico

Inspirações para Todo es de Color!

Programação de Verão 2024