Edital de Manutenção de Espaços e Ambientes Artístico-Culturais de Vitória /// PNAB
Como vocês já devem ter visto por aqui, a sala Baila! foi contemplada no Edital 005/2024 - Chamamento Público para Manutenção de Espaços, Ambientes e Iniciativas Artístico-Culturais de Vitória - Política Nacional Aldir Blanc do Fundo Municipal de Cultura de Vitória.
Como parte do projeto realizamos o 2º Ciclo de Formação em Flamenco da sala Baila! que aconteceu de 08 à 21 de dezembro e contou com oficinas formativas e uma apresentação pedagógica de dança com o grupo sala Baila!
Foram 5 oficinas, totalizando 12 horas de aula, onde cerca de 30 pessoas puderam acessar gratuitamente atividades para desenvolver-se nas áreas motoras e intelectuais.
As oficinas ofertadas foram de Iniciação ao Flamenco e Ritmo, Palmas e Compás, ambas com Ivna Messina, Leque com Maria Fernanda Araujo, História do Flamenco com Renata Taño e Acessibilidade nas Artes com Vanessa Bruna e Anderson Nepomuceno. Todas as oficinas foram realizadas na sala Baila!, com exceção da oficina de Acessibilidade que foi realizada em ambiente virtual.
Além disso, foi realizada de forma gratuita uma apresentação de dança com caráter pedagógico, onde o grupo da sala Baila! apresentou seu repertório coreográfico costurado por informações, dados relevantes e curiosidade sobre o Flamenco, conduzido por Ivna Messina. A apresentação aconteceu no anfiteatro da Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música FAFI.
Tanto a oficina de História do Flamenco quanto a apresentação de dança foram acompanhadas pelas intérpretes de Libras Maria Eduarda Pimenta e Brígida Maria, que garantiram a acessibilidade das informações ao público surdo.
Mas a contemplação no edital não trouxe apenas a possibilidade de ampliar as atividades culturais fornecidas gratuitamente pela sala Baila! à comunidade capixaba.
A premiação possibilitou também a subsistência do espaço cultural, arcando com alguns custos fixos de manutenção e a melhoria dos equipamentos para atender cada vez melhor o público. Foram adquiridos equipamentos de sonorização e de iluminação e realizada a melhoria do piso flutuante do espaço. Todas essas ações favorecem a ampliação de uso da sala Baila! como espaço cênico, a possibilidade de levar apresentações e oficinas à outros espaços e o conforto e qualidade das ações oferecidas ao público no próprio espaço.
| Grupo sala Baila! após apresentação na FAFI. Foto: Norberto Coessens |
Comentários
Postar um comentário